top of page

Professora de Balé Clássico de São José do Vale do Rio Preto recebe certificação internacional pela


O balé é uma dança clássica, com movimentos e expressões que exigem muita técnica. Por ser uma dança tão aprimorada, os bailarinos precisam de certificações para poderem dançar profissionalmente e ensinar essa dança para outras as pessoas que sentirem o desejo de aprender.


É o caso da professora Kelly Chaves, de São José do Vale do Rio Preto. Proprietária da primeira escola de dança da cidade, a mesma conquistou a certificação internacional pela conclusão do curso Certificate in Ballet Teaching Studies (CBTS), pela Faculty of Education da Royal Academy of Dance (RAD). Fundada em 1920 no Reino Unido e tendo como patrona a Rainha Elizabeth II, a RAD é a maior organização de exames e treinamento de professores de ballet clássico do mundo, com influência em mais de 84 países.


Líder internacional no ensino e formação em dança, a Royal Academy of Dance é reconhecida internacionalmente pelos elevados padrões de ensino e aprendizagem. De acordo com o site oficial da instituição, os exames são reconhecidos pelo OFQUAL, que é um departamento de qualificações, provas e testes no Reino Unido.


“O Programa de Educação da RAD tem como base as fases de desenvolvimento da criança, através do Syllabus (material didático), que oferece todas as instruções do seu programa de ensino, sempre respeitando a individualidade de cada aluno.” explica a professora." Somos focados em manter as crianças empolgadas com as aulas e com o máximo de evolução possível. Existe um caminho muito claro para ser seguido com as alunas e os alunos.”


A professora Aline Calile que é registrada no quadro oficial de professores da Royal, da cidade de Petrópolis na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi professora e grande incentivadora da Kelly a ingressar no CBTS. "Essa certificação, além de agregar ainda mais valor ao nosso ensino do Ballet Clássico, também possibilita aos nossos alunos a oportunidade de realizar os exames oficiais da Royal Academy e aproxima nossa escola desta renomada e sólida instituição de ensino.” explica a professora.


Como proprietária da escola Début Ballet, também é necessária a preparação de sua sala de aula para ser uma filial da Royal Academy of Dance. Um dos pontos mais importantes é o piso, que precisa ser específico e recomendado pela companhia no seu código de conduta e especificações. A escola realizou a instalação do piso flutuante próprio para dança. A bailarina explica a importância dessa mudança: "O piso flutuante apropriado para dança é um piso resistente para assegurar a saúde muscular, ampliar a performance a execução dos exercícios de dança coreografia e treinamentos diversos. É composto por camadas de chapas de desempenho, amortecedores em borrachas próprias, além de uma cobertura com o tapete de dança mais conhecido como linóleo.”


Kelly Chaves é registrada no quadro oficial de professores da Royal, que é concedido aos professores que concluíram o curso de formação da instituição e já está desenvolvendo a formação de bailarinos através do programa de educação da Royal. Todas as escolas filiais e certificadas pela Royal podem ser conferidas por meio do site oficial da instituição https://br.royalacademyofdance.org/classes/find-a-teacher. Maiores informações nos sites da instituição https://br.royalacademyofdance.org/ e https://www.royalacademyofdance.org/



Matéria escrita pela jornalista Anna Cecilia Chaves



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page